domingo, 21 de junho de 2015

Da inteligência suprema das minhas galinhas

Exmos Sres Políticos, Economistas, governantes, Gestores públicos, etc
...
Tenho aprendido imenso com observação das minhas galinhas.
Dizem q é um animal estúpido e acomodado; discordo.
Apenas consubstancia e potencia, quanto a mim, os imensos e variegados tiques, comportamentos e apetites da raça dita superior - a nossa, a raça humana.
Eis 12 factos confirmados, após minha intensa e atenta observação, cujos são dignos de um estudo galináceo económico capaz de fazer furor no mundo da Teoria geral de Economia e Finanças e capazes de ganhar direito a um paper destacado no "world of Economics":
1- Ao deitarmos milho e sementes para as galinhas, umas escolhem as mais saborosas sementes e atacam as outras, q assim ficam condenadas a só comerem o prosaico milho partido cada dia nos dai hoje.
2 - as mais fortes impedem as mais fracas de chegar a qqr produto que lhes interesse. Há sempre uma - normalmente mais forte e feia - que comanda o galinheiro.
3 - em consequência, as mais fracas têm de andar numa corrida imensa e mil cautelas, de prato em prato, para não serem ferradas, debicando aqui e acolá para sobreviver. Mas em geral sobrevivem.
4 - as chocas ou adoentadas desinteressam-se da comida e partem os ovos não prestam para nada, só ocupam espaço
5 - Uma galinha mais jovem ou + pequena no mundo dos negócios é vista como uma intrusa concorrente em termos de consumo e todos os outros a enxotam. Defende-se normalmente na economia paralela, mas acaba por sobreviver muito bem com isso.
6 - as guerras de capoeira não são mais q beliscões efémeros e quase clássicos confrontos e arremetidas que, no fundo, não carecem de intervenção do regulamentador superior, pois normalmente resultam em nada de especial.
7 - após as pequenas guerrilhas de consumo, e inflação (determinadas pela ansiedade e carência, flutuações de factos externos variados, fornecimentos irregulares, etc), brevemente tudo se resolve em nome e interesse do mercado comum e dá-se um tempo de apaziguamento e concórdia.
8 - em caso de guerrilha ou disputa mais acalorada, uma mangueirada como tratamento choque, impõe respeito e promove de imediato um breve período de recuperação e apaziguamento
9- em caso de guloseima de especial apetência, de facto, o stress de consumo aumenta; mas após uma aceleração geral de mercado com bicadas, perdas e ganhos muito rápidos na disputa dos produtos e títulos mais apetecíveis, o equilíbrio geral final do galinheiro acaba por se inter-compensar.
10 - a passarada rápida e ardilosa que entra sem autorização pelas grades do sistema montado, viola as regras de mercado e rouba descaradamente com aparente impotência dos outros animais. É a economia paralela no seu expoente maior e representa sérios prejuízos financeiros nunca despicientes.
11 - as galinhas inteligentes são sempre capazes de distinguir muito bem entre uma apetecível abóbora suculenta - mesmo podre, e uma desagradável casca de banana ou um espinho perigoso.
12 - ao fim de por a quantidade de ovos que estipula razoável a galinha poedeira interrompe a sua produção e intervala em pausa reivindicativa e faz ferias de sua própria iniciativa, muito comparável a exigências sindicais e teorias conspiratórias de auto-gestão imprevisível.
...
Como vêem, as minhas galinhas são o microcosmos da sociedade económica humana em geral. Estou muito orgulhoso desta minha observação cientifica; e da inteligência das minhas galinhas que assim, se constituem como paradigma de estudo deveras interessante.
Penso eu de que.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

uniformizar?

obs.- recebi, reconverti, assumo, acrescentei, reconstruí e por isso repasso...

...
No outro dia, ouvi o tal Malaca Casteleiro - esse novo vendido e Conde Andeiro da Língua Portuguesa - dizer que o Acordo Ortográfico, em que trabalhou incansavelmente ao longo de anos e anos, teve por objectivo uniformizar a língua entre todos os países de expressão portuguesa.  Ridículo.
Assim sendo, os brasileiros têm rabo ou somos nós que vamos passar a ter bunda? 
E as senhoras, as de cá passarão a usar calcinha ou são as de lá que usarão cuecas? 
De fato eles vestem fato ou nós, de facto, de futuro envergaremos terno? 
O governo de cá rouba-nos a grana ou é o de lá que lhes sonega o carcanhol? 
Passamos a ir à lanchonete ou são eles que vão ao café? 
Vamos beber um bagaço à tasca ou uma cachaça ao boteco? 
E o tipo que defende a baliza, é para eles guarda-redes ou, para nós, será goleiro? E os outros os zagueiros serão defesas? E marcam cantos ou escanteios?
E como nos passaremos a mover? Nós de trem, ônibus, bonde; ou eles de comboio, autocarro, eléctrico? 
Esperamos pelo transporte na parada ou continuaremos a fazê-lo na paragem? 
Respeitamos a bicha na paragem ou antes a fila na parada? 
E aquele gajo porreiro, de pêra, que vai a sair da esquadra? Vamos ter que dizer que é um cara legal, de cavanhaque, a sair da delegacia? 
Que raio será um "aniv" e uma "univ"? esqueceram o "ersário"a "ersidade"? mas vão passar a usá-la?
Se quisermos agrafar um relatório, recorreremos a um grampeador ou a um agrafador? 
E se o nosso fito é afiar um lápis, agarramos num apontador ou num apara-lápis? 
pomos o relógio à noite na mesa de cabeceira ou no criado mudo?
Seria infinita e desejável a lista de diferenças. 
Jorge Amado será sempre saboroso lê-lo; porque o fez assim mesmo na sua coloração de lingua portuguesa. 
Vergilio Ferreira - meu velho professor de Latim - será profundo sempre porque escreveu como escreveu. 
Fomos à privada e não usámos a descarga ou fomos à retrete e não puxámos o autoclismo?
E por aqui, pela merda, me fico. Em castelo. Que foi o que ele, muito eruditamente fez. 
À Casteleiro. 
Em bom português, do único, porque merda é merda, aqui em Angola, Timor ou no Brasil. Aí estamos de acordo.
Tronco comum - mas beleza plural. Será que o estúpido e imbecil Malaca, sim, esse traidor, esse jhiadista da Lingua, não entende isto?

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Comendador e grande Cavalheiro

obs.- recebi, reconverti, assumo, acrescentei, reconstruí concordo e por isso, repasso...

Estão admirados com o alfaiate da Maria? Pois também antes fora já CONDECORADO outro GRANDE PORTUGUÊS, segundo Cavaco Silva !!!
Comendador e Cavalheiro!

A biografia do senhor Major

Valentim dos Santos de Loureiro (Nasce em Calde, a 24 de Dezembro de 1938),empresário, político e dirigente desportivo português.
Frequentou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, sem o terminar. Juntou-se ao exército sobre o regime Salazarista, tendo completado o curso da Academia Militar na especialidade de Manutenção Militar! Já na Academia era conhecido pelas suas habilidades!
Anos depois, já capitão, foi julgado e condenado em tribunal militar por andar a roubar no preço das batatas que comprava para o exército em Angola.
Foi também condenado por roubar as rações do exército para lucro próprio (ficando posteriormente conhecido por muitos como o "Capitão Batata"). Isto porque estava no aprovisionamento militar e desviava géneros e bens alimentares para vender para fora. Foi expulso, com desonra, do exército.
Depois do 25 de Abril, e sem qualquer pedaço de vergonha, muito típica nele, pede a readmissão invocando que tinha sido expulso por motivos políticos, pedindo igualmente a promoção a major, cargo que ocupavam os seus colegas da Academia! Desdobra-se em contactos com os movimentos de libertação das colónias que parece conhecia bem e com o Conselho da Revolução !
Por esse motivo, o oficial que apreciou o seu recurso e pedido de
readmissão, com relutância aceita o pedido, mas impõe como condição para a promoção a major, se passar imediatamente à reserva, em virtude da vergonha de todo o seu processo, que nunca teve nada de política, mas sim de expulsão vergonhosa.
É promovido e sai logo, o que não era normal aos militares de carreira ! Por esse motivo é que hoje não está reformado como general ou no mínimo coronel !
O seu processo militar, misteriosamente desapareceu ! Ninguém, ou talvez não, sabe para onde foi 

Desviou, alegadamente, 40.000 contos do BCP com uma transacção com um cheque em dólares americanos sobre um banco que não existia.
Como cônsul "honorário" da Guiné-Bissau usou esse título para, alegadamente, falsificar certidões de nascimento de jogadores e potenciais jogadores de futebol, que comprou e vendeu numa tipologia de negócio pouco digna.
O semanário Expresso, passa-lhe uma rasteira, a ele e ao filho (filho de peixe) e consegue que ambos lhe concedam uma entrevista, que eles esperam lhes seja favorável aos seus interesses políticos e não só!
A jornalista, já não me recordo bem se uma se um, pespega no jornal toda a vida do homem, numa página inteira do semanário, desde os tempos de liceu, ouvindo vários dos antigos     e actuais colegas !
O major e o filho dizem que tudo o que foi publicado não passa de um chorrilho de mentiras (o usual em tais casos) e que vai processar de imediato o jornal e a jornalista ! Mas não há conhecimento de que nenhum processo - nem então ou posteriormente, tivesse entrado em qualquer tribunal...
Distinguiu-se como dirigente desportivo, tendo sido presidente do Boavista F.C. entre 1972 e 1995 e presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) até Agosto de 2006. Em 2008 é presidente da Assembleia-geral da mesma instituição.
Na política, foi militante do Partido Social-Democrata, tendo sido
presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Porto. Assumiu um papel ativo quando em 1993 aceitou ser candidato à Presidência da Câmara Municipal de Gondomar, vencendo as eleições desse ano, e as de 1997 e 2001. Após ser desfiliado do PSD por ser acusado de práticas ilícitas enquanto autarca !
Venceu novamente as eleições de 2005, com a lista independente «Gondomar no Coração», que alcançou 57,5% dos votos 
Ficaram célebres as campanhas que organizou, pela oferta de eletrodomésticos em troca de votos.
Foi ainda Presidente da Junta Metropolitana do Porto, entre 2001 e 2005 e Presidente do Conselho de Administração da Empresa Metro do Porto,
S.A. (administração cheia de dívidas)
Em Julho de 2008 foi sentenciado a 3 anos de prisão com pena suspensa, no âmbito do processo judicial conhecido como Apito Dourado.

Também ele foi condecorado há uns anos com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, por Cavaco Silva, por motivos referentes aos seus  "serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, pelos serviços de expansão da cultura portuguesa, sua história e seus valores". INCRÍVEL !!!

Um gesto inaceitável por parte de alguns, tendo em conta o  historial negro do indivíduo. Pelos Portugueses é considerado uma Vergonha Nacional, mas infelizmente pela classe política é um herói. 

Caro Presidente CAVACO SILVA, 

Ainda antes de sair, sugerimos que arranje  tempo para condecorar
 - DUARTE LIMA;
- DIAS LOUREIRO;
- OLIVEIRA E COSTA;
todos seus VIZINHOS NA PRAIA DA COELHA  (ALGARVE), TAMBÉM MUITO CONHECIDOS e ilustres Cidadãos…

E assim se premeia o mérito de tal Gente !!!

domingo, 14 de junho de 2015

A Comenda do dedal

Primeiro foi aquele governar num consulado longo, onde foi notória a perseguição à cultura, a descarada protecção aos ricos, a sujeição à Europa com politicas de assassínio da agricultura - com perseguição tenaz ao pequeno produtor  e das pescas, com queima compulsiva de pequenas embarcações...tudo a mando da tal Europa dos cartéis.
Depois de entretanto eleito PR, por pouco mais de 20% reais dos eleitores; 
depois de perorar empiricamente sobre o que não sabe; 
depois de apoiar incondicionalmente um governo partidário que endividou os portugueses para 40 anos, em vez de ser, como competiria, um presidente para todos os portugueses; 
depois de permitir que qualquer agência de rating internacional chame lixo a um pais com mil anos de História, uma Língua que se fala em todos os continentes e um povo com enorme grandeza e dignidade na sua Diáspora; 
depois de por distracção, hastear a bandeira nacional ao contrario, 
depois de nos fazer ouvir de novo discursos dignos de Thomaz, o falecido, etc... 
Sª Exª culminou agora condecorando ...
- à falta de heróis maiores, que os não vê, no seu entendimento...- 
o costureiro da esposa com Insígnias maiores do Estado português! 
Armani? Gautier? Não, pessoal. O Gil. Não conhecem?!
Portugueses! Calma !... 

Ainda falta a manicura... essa... talvez a comenda do Infante D Henrique também... não sei! ... talvez o Cláudio Ramos, a Margarida Rebelo Pinto, ou assim...
Isto, enquanto lutadores de mérito, gente da arte e da cultura, com obra, com opinião e com historia, como - para só falar na música!...- Aº Pinho Vargas, Rui Vieira Nery, António Chainho, Aº Vitorino de Almeida, José Mário Branco, Brigada Vitor Jara, Manuel Freire e tantos outros... são esquecidos...
Mas que merda de mérito, fraco Estado, fenecida Glória, turbados tempos, incautas famas, que, com tal critério, desconsagram o verdadeiro valor!
Revolto mar sofre o pobre Infante, na tomba desvalorizado e sem poder reagir; incrédulo perante tal descaminho das ordens e tão arrepiante insulto!

A sua comenda passará a morar entre linhas e dedais, por serviços prestados a D Maria. 
Portugal no seu melhor. 

terça-feira, 9 de junho de 2015

Boca grande

Era uma vez uma senhora que queria ser menina toda a vida. Quem não gostaria. 
Ora um dia todos envelhecemos; e é bonito sermos terra e montanha e sabermos jardinar esse tempo. 
Mas não. Essa senhora tem a mania de ainda ser bonita; o provável defeito formativo de o ter sido; e a confusão imensa de pensar que ainda o seja. 
Vai então arrastando o botox, fazendo bocas de antiga glória, vestindo-se de adolescente, pintando a tez de blush e os cabelos de matizes vários, até ao derradeiro apelo da gravidade, facto preclaro e inelutável de uma frescura que há muito já partiu .
E que nunca saberá assumir.
Mas o mal não reside em tal processo. O envelhecimento é doença geral, planetária.
Todos envelhecemos.
Mas normalmente compensamos com idoneidade, equilíbrio, temperança, conhecimento, moderação, bom senso. Ou seja, perdemos em frescura, supostamente, ganhamos em sabedoria.
Nanja aqui. Acontece é que, além de tal pessoa ser mediática, é mediaticamente parva.
O que faz, faz mal feito, auto centrado, espampanoso, vaidoso, sem graça, deslocado, convencido.
E quando emite opinião, fá-lo de forma raivosa, mordendo verdades unilaterais, pouco preparada, golfando fel, destilando assomos de politica filofascista.
E quando a contrariam, faz birra. Como uma criança mal educada.
Não digo quem seja, não conheço, nunca a vi. Quero lá saber deste tipo de guerras...
Mas se acharem alguém parvo e malcriado, belicosamente convencido e com tempo de antena demais, ela não deve andar longe...
Há gente assim.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Greves de (e por...) miséria

Que diabo! O cansaço é tanto q já evito ver/ouvir noticias, mas...
Há greves e greves. Algumas parecem dizer-nos: "queremos mesmo prejudicar-te!" ... e os cidadãos q se lixem. "Vai a pé. Morre!" Enfim...
Mas quando estive internado, fiquei a conhecer melhor os salários, os horários dos enfermeiros dos Hospitais civis, ganhando muitos 900€ limpos/ mês. Ora parece q hoje fazem greve; e querem condições, reconhecimento e aumentos merecidos. 
Se, - lagarto lagarto...- entrarem um dia por doença, num hospital e tiverem um internamento mais ou menos prolongado, pois... verifiquem quão importantes são estes elementos humanos e peças fundamentais do sistema de saúde! São talvez dos mais importantes de todos! 
No Metro e na própria CP, por ex, face ao q percebo e se confirmam ser as prebendas e salários... não concordo; no caso...dos dez dias de greve de pilotos na TAP tb... sinceramente... mas aqui, desculpem - para a importância q têm, o trabalho q fazem e os salários e horários loucos q são forçados a cumprir... estão cheios de razão.
Já agora a propósito de greves, aquela negociação que aumentou 30€ na Renault de Cacia ...era a brincar? Caramba!... se a miséria de 30 euros/mês já faz o acordo, pq não cedeu a administração há + tempo? 
querem aumentos de quanto? 30 cêntimos?! 
Ai amigos...falamos de miséria. Este país caiu na miséria mais confrangedora para se ter chegado a isto: Acordos q chegam para cessar greves, só porque cai uma esmola de 30€/mês!!!...
Para uma família de, digamos, 4 pessoas...será...um dia a menos de fome. Nada mais.
Isso roubam eles nas reformas de quem descontou uma vida inteira todos os meses...! E no mês seguinte 60!... e no outro 90!... e no outro 120... tudo com um despudor total!

quinta-feira, 4 de junho de 2015

As fabulosas míticas e "world wide known" praias de Gaia e arredores! WOW!...

A Quercus aprovou esta semana 300 e tal praias com "qualidade de ouro". Estamos habituados a algumas surpresas nas avaliações ambientais. Desta vez - apesar de achar que não acho nada pois ninguém sabe nunca a fundo os verdadeiros critérios das consultorias...- fiquei especialmente surpreendido. 
Praias com qualidade de ouro. Muito bem. 
Mas à cabeça ...Albufeira?? Gaia??? das melhores praias portuguesas??! Já Vila do Bispo...Sempre! Essas sim. sossegadas e limpas; agua azul. Mas mesmo aí... não todas! Martinhal, por ex, tem vento a mais e faz frio. E outras... Conheço-as bem.
Bom, portanto, vamos lá a ver q quero eu dizer com isto. Calma pf. 
Primeiro - Esta classificação Quercus rege-se, suponho, por critérios ambientais seguramente pragmáticos; e decerto analises especificas que abordam a limpeza da areia, a transparência e qualidade geral da agua, a higiene geral do local, acessos, parqueamento, etc; muito bem !!
ok - mas aposto q não há forma de avaliarem a simpatia das pessoas, as ventanias frequentes ou imprevisiveis sempre incomodas q nos atiram areia para os olhos, a temperatura da água e no exterior, as incidências possíveis e sempre variáveis de raios uhv, o ruído do transístor dos vizinhos do lado, a saturação de meninos pranchistas pseudo surfers q não nos deixam tomar banho sossegados, a falta de paz por frequência excessiva, a excessiva paz por frequência diminuta, a conversa agradável com o sr Manel da burra ou não, o bom comportamento defecal da dita burra, ou não, os apoios logísticos mínimos - ou noutras vezes excessivos, barulhentos e cheirantes, a quantidade e qualidade dos topless, gente bonita ou sensualidade reinante, - ou não...Tanta coisa.

Depois há ainda q ver as q sejam ou não nudistas, as possibilidades gay friendly ou não, já agora baby friendly - sim fraldários onde?...-;  tasquinhas friendly ; caldeiradas e caracóis friendly...- a sempre discutível frescura da cerveja, os preços e limpeza dos balneários, o sempre agradável espectáculo do culturismo amador e das peladas de rebenta canelas, a cor e beleza das toalhas e respectivos conteúdos, enfim, etc etc 
São mil coisas que, estou seguro, a quercus, apesar de seu equívoco nome, muitas não deve ter avaliado. Não há tabela matemática para as classificar! 
De facto, só o nosso próprio gosto pode decidir. Mas praias frias, ventosas 300 dias por ano, batidas de ondas vergastantes e perigosas, ou cheias de gente, ou com barulho de discotecas nas unidades hoteleiras de apoio... essas por certo... NÃO!
Se formos a ver... só se pode classificar conforme os gostos. Eu por exemplo, praia com mais de uma dúzia de pessoas... já nem quero saber. E depois há uma série de pormenores q fazem a diferença; mas não são de certeza - por muito limpa areia e água 
 transparente q apresentem... - as repletas praias da super cosmopolita Albufeira e as ventosas e gélidas praias de Gaia! 
Sorry!!  Exijo uma lista de praias sossegadas e bonitas, onde haja caracóis bem temperados e boa cervejinha fresca para o fim da tarde. Tasquinha simpática, gente porreirinha, areal limpo, água tranquila e transparente e... boa companhia! 
Critérios meus, eu sei. Mas para mim...se calhar, ficavam vinte!... diferença entre o ouro e o latão.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Mamar da Republica...

obs.- não gosto nunca gostei esteticamente de Paula Rego 
mas o tétrico da situação retratada adapta-se bem ao q vivemos...e tece o comentário certo. Mais uma artista portuguesa que não será condecorada pelo "presidente"nem tão pouco será cumprimentada pela sua obra.
 "A ÚLTIMA MAMADA" (The last feed) por PAULA REGO
Neste quadro Paula Rego exibe talvez uma reacção à extinção da Fundação Paula Rego, instalada na Casa das Histórias em Cascais. Alusivamente, a pintora apresentou o trabalho intitulado The last feed (A última mamada).
Tendo sido apresentado em Londres, na sua última exposição (Janeiro-Março 2013), representa a figura de um ‘palhaço rico’ (onde se reconhece perfeitamente o retrato de Aníbal Cavaco Silva), com um pé no pedestal, a mamar nos seios de uma velha e decrépita República aperaltada com um chapéu.
O palhaço com a mão esquerda ‘coça a micose’. A Velha pode representar a política, ou a nação. Apesar de ter tido algum eco nas redes sociais não há registo de grandes referências à exposição (ou ao quadro) na imprensa portuguesa.
Ainda não se sabe quando a exposição virá a Portugal e se o quadro fará parte dela...