terça-feira, 27 de outubro de 2015

Os nossos avós estavam loucos


As carnes o quê??! As velhas artes da salmoura q o meu avô Manel comia da salgadeira?? Os tenros toicinhos? (ou docemente femininas - amenizando talvez o pecado da gordura como dizia minha avó Dª Emilia Pedro -"as toicinhas"?!!) 
E então as alheiras do grande nordeste, os paios de Barrancos, as paiolas, os chouriços, os salpicões?? Os nossos imponentes presuntos de Chaves e Lamego?? Tudo maligno??!
Até os inocentes cachorros que me aconchegaram as madrugadas de andarilho por esse país fora, comidos em caravanas clandestinas, no fim das celebrações da festa, numa vinda do trabalho e a meio da viagem plena de episódios e cansaços??. 
Tudo isso mata?? tudo isso faz cancro?? tudo isso deve ser banido da nossa comida?? 
Frutas, legumes e cereais, ok, já sabemos, são a base de uma alimentação saudável. A dieta mediterrânica, classificada como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, é a resposta tímida da nossa Direcção Geral de Saúde e dos nutricionistas ao alerta feito pela OMS de que as carnes processadas e as carnes vermelhas são potencialmente cancerígenas
Ora bem, ok, mas isso chega??
Estará a haver bom senso nisto tudo? Assim se muda a matriz de vida de milhões que, quantas vezes, duraram ate aos noventa anos sem acidentes??? Carne de fumeiro faz mesmo cancro? Estarão tais senhores assim tão seguros de q o fumo lento do velho azinho nos mata??
Assim se assustam tantos que, muitas vezes, quanto mais toucinhos paios e carnes de salgadeira comeram... mais duraram?? Estou a pensar nos meus alentejanos sogros, que nunca comeram outras coisas alem de sopas, pão, porco e caça própria e os tais petiscos de "inferno"... e duraram ambos quase até aos cem anos?? 
Não estaremos a cair no erro da sardinha q já foi "raimosa" e agora é de colesterol mº recomendado? No salmão q já foi gordo e contra-indicado e "excesso" q agora deu em cápsulas de saúde pq faz imenso bem?? 
O peixe cru q já foi óptimo e saudável e agora provoca a morte em 15 dias? Não será esta uma diabolização provisória, feita por gente q gosta de frango de prateleira, ou está feita com os magnatas da Kentucky Fried Chicken??
Ah e nosso querido e secular fiel amigo, o tal produto com mil uma maneiras de o cozinharmos na culinária nacional?? Devemos tb entender o bacalhau - por ser salgado e processado - como outra evidência negativa e erro alimentar?? 
Abandonar milénios de habito alimentar por serem tão maus, tão maus q ficaram iguais ao próprio tabaco!?? 
O vinho caseiro o nosso Pias o Favaios sei lá todos, a curar nas pipas de carvalho terão de passar a amadurecer em cubas de aço inox para melhorar o sabor e fazer bem à pele??
Todas as conservas e enchidos são maus e fazem cancro? O estaladiço bacon dos pequenos almoços à inglesa?? Engordar... acredito, mas ao passar pela canalização deixa assim tão declaradamente a semente do mal??!
Bom, o inefável bucho, bom esse ainda acredito, é pesado, mas as morcelas, as farinheiras, as mouras, os "boudin", todas as maravilhosas wurst's da germânica tradição??? As enguias da Murtosa? Os fiambres, os arenques e o salmão fumado, o atum de barrica de q tenho tantas saudades?
E as farfalhudas dobradas, já agora, sendo boi...- são carnes brancas ou vermelhas??
Sim já sei o q temos todos de comer para sermos belos, jovens, eternos e saudáveis: - peito d frango - e sem pele. Tudo sem sal. Agua morna para fazer a digestão. Salada, fome e sofrimento. 
Já me basta a irritação de viver e as chatices do dia a dia, o cavaco q os parta e os novos ministros e esta gente toda. 
Dêem-me paz, por favor. Já sei que o peixe tem mercúrio, os legumes estão todos transgénicos e ate os azeites, muitos, andam aldrabados. Os meus então, nem se fala.
Ah e o churrasco tb nao se pode - pois há pouco tempo descobriram q o carvão provoca não sei tb cancerígeno q nos mata ao comermos produtos grelhados!!. 
Os cozidos, por outro lado, retiram a maior parte das vitaminas e proteínas dos produtos sujeitos à cozedura. cenouras cruas meus amigos. Mas lá está. Provêm de sementes geneticamente modificadas. Portanto tb não.
E os bivalves são tóxicos por haver algas malignas que estragaram as marés. O amor é fodido? não. O comer é q está a ficar lixado, desculpa lá oh MEC. 
Carnes vermelhas nem pensar. sim, está visto. Salsichas matam-nos.
O porco é porco - somos todos judeus - ha q repudiá-lo!!. O milho híbrido é adubado com ureia azul. Os pepinos, os tomates, os pimentos, as couves... tudo se formos a ver... ou é filho ou neto de sementes manipuladas!
Mas então OMS por favor, chiça,
digam-me lá q raio vou comer???

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

o botas não morreu, afinal...

Indigitar PPC admito. 
Ganhou sem maioria, mas teve o partido mais votado. Sabe-se que será um vencedor pré-derrotado mas enfim, era muito expectável.
Mas as considerações putativamente justificativas deixaram o país atordoado.
Como se permite um "presidente de todos os portugueses" determinar q há partidos na AR q são fiáveis e outros não? 
Que as negociações da PAF só podem ser com quem ele determina? 
Que há deputados de 1ª - pois são europeístas, e outros de 2ª por não o serem? 
Que é preferível o seu partido in-governar sozinho, a duodécimos até ver - e cair qd calhar... - a empossar um acordo maioritário, por desconfiar da seriedade dos outros?
Compete-lhe ser ele por acaso, a escolher neste post eleições quem se arruma com quem?
A constituição manda q faça escolhas após ouvir todos os partidos com representação parlamentar. É o q diz. Eu não votei em nenhum dos partidos envolvidos, juro, mas obviamente estou indignado com esta peça de pexisbeque mental com q nos brindou ontem. Ensandeceu?
Como pode ignorar q assim acontece em toda a Europa democrática?


Como pode achar q aqui não pode acontecer nem haver acertos e acordos após as eleições, como há em todo o mundo democrático - só por uma questão de "tradição"?
Por tradição, bom... ele não existiria - ainda seriamos Monarquia. E ainda não teríamos nem Democracia nem Liberdade. Nem voto. Haja respeito.
Como podem ser os mercados estrangeiros a obrigar-nos a escolher partidos pela cor do dinheiro e não acatando o voto nacional das pessoas?
Como se pode olhar ao espelho e achar-se coerente, ele q destruiu as pescas e agora as recomenda?
Como pode ser sério se recomendou a sanidade bancaria q sabia não existir?
Como tem cara para dizer q o voto de 60% dos eleitores não conta porque não gosta das suas escolhas?
Em que cartilha constitucional anda a soletrar? a de Salazar?

domingo, 4 de outubro de 2015

chicote, por favor... mas muito forte!

Eles não sabem, nem merecem o sonho que lhes foi oferecido diante dos olhos!!! 
Tanta gente de uma forma ou outra, sonhou generosamente ajudar a refundar a Democracia, limpar a Politica e a reequilibrar Portugal. 
E eles recusaram, por amor aos seus próprios carrascos!!! 
Apetece fugir e é caso para dizer que ... Assim não "podemos"!!... Nunca poderemos!
Vá lá governar-se tal gente! 
Júlio César cheio de razão - na Lusitânia habita um povo realmente muito estranho - e há 2000 anos, já ele sabia!...
Agora, verdugos e chicotes, vergastai reformas, enforcai o serviço nacional de saúde, soltem o Espírito santo e gritem hossanas e aleluias pela sacrossanta vitoria!...
Ao passar a procissão dos senhores...que "salvaram a pátria", agora, ajoelhem-se e implorem pão.
Eu ajudo quem quiser a adquirir a nacionalidade turca, norueguesa, talvez suíça ou mesmo mali.
Estou zangado. Estou muito zangado.
Quando toca a politica o povo prefere mesmo é o "apita o comboio" e os incompetentes de sempre a reger a banda!
I rest my case. 

Venha o sofrimento que o povo gosta!