quinta-feira, 4 de junho de 2015

As fabulosas míticas e "world wide known" praias de Gaia e arredores! WOW!...

A Quercus aprovou esta semana 300 e tal praias com "qualidade de ouro". Estamos habituados a algumas surpresas nas avaliações ambientais. Desta vez - apesar de achar que não acho nada pois ninguém sabe nunca a fundo os verdadeiros critérios das consultorias...- fiquei especialmente surpreendido. 
Praias com qualidade de ouro. Muito bem. 
Mas à cabeça ...Albufeira?? Gaia??? das melhores praias portuguesas??! Já Vila do Bispo...Sempre! Essas sim. sossegadas e limpas; agua azul. Mas mesmo aí... não todas! Martinhal, por ex, tem vento a mais e faz frio. E outras... Conheço-as bem.
Bom, portanto, vamos lá a ver q quero eu dizer com isto. Calma pf. 
Primeiro - Esta classificação Quercus rege-se, suponho, por critérios ambientais seguramente pragmáticos; e decerto analises especificas que abordam a limpeza da areia, a transparência e qualidade geral da agua, a higiene geral do local, acessos, parqueamento, etc; muito bem !!
ok - mas aposto q não há forma de avaliarem a simpatia das pessoas, as ventanias frequentes ou imprevisiveis sempre incomodas q nos atiram areia para os olhos, a temperatura da água e no exterior, as incidências possíveis e sempre variáveis de raios uhv, o ruído do transístor dos vizinhos do lado, a saturação de meninos pranchistas pseudo surfers q não nos deixam tomar banho sossegados, a falta de paz por frequência excessiva, a excessiva paz por frequência diminuta, a conversa agradável com o sr Manel da burra ou não, o bom comportamento defecal da dita burra, ou não, os apoios logísticos mínimos - ou noutras vezes excessivos, barulhentos e cheirantes, a quantidade e qualidade dos topless, gente bonita ou sensualidade reinante, - ou não...Tanta coisa.

Depois há ainda q ver as q sejam ou não nudistas, as possibilidades gay friendly ou não, já agora baby friendly - sim fraldários onde?...-;  tasquinhas friendly ; caldeiradas e caracóis friendly...- a sempre discutível frescura da cerveja, os preços e limpeza dos balneários, o sempre agradável espectáculo do culturismo amador e das peladas de rebenta canelas, a cor e beleza das toalhas e respectivos conteúdos, enfim, etc etc 
São mil coisas que, estou seguro, a quercus, apesar de seu equívoco nome, muitas não deve ter avaliado. Não há tabela matemática para as classificar! 
De facto, só o nosso próprio gosto pode decidir. Mas praias frias, ventosas 300 dias por ano, batidas de ondas vergastantes e perigosas, ou cheias de gente, ou com barulho de discotecas nas unidades hoteleiras de apoio... essas por certo... NÃO!
Se formos a ver... só se pode classificar conforme os gostos. Eu por exemplo, praia com mais de uma dúzia de pessoas... já nem quero saber. E depois há uma série de pormenores q fazem a diferença; mas não são de certeza - por muito limpa areia e água 
 transparente q apresentem... - as repletas praias da super cosmopolita Albufeira e as ventosas e gélidas praias de Gaia! 
Sorry!!  Exijo uma lista de praias sossegadas e bonitas, onde haja caracóis bem temperados e boa cervejinha fresca para o fim da tarde. Tasquinha simpática, gente porreirinha, areal limpo, água tranquila e transparente e... boa companhia! 
Critérios meus, eu sei. Mas para mim...se calhar, ficavam vinte!... diferença entre o ouro e o latão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário