sábado, 18 de julho de 2015

O Gladiador de palavras

Eu tinha um sonho: - unidade !
...Mas com mil novas opções
(algumas decalcadinhas
dos partidos dos barões…)
já não sei; fico cismado
fica o sonho avariado…
Algumas clivagens puras
sem mais causas ou razões
que uma caldeirada de egos
com tamanhas poporções…
-Sou mais à esquerda que tu!
-Eu é que sou corajoso!
-Eu sou livre, tu não és!
-Eu só quero é ser famoso…
...
Outros exigem as coisas
com assuntos separados
criando um partido só
para assuntos dos reformados;
outros só para os animais
- que bem precisam, coitados...
(Temos tantos no poder
incompetentes, vorazes
tão doentes sem saber!...)

Acho tendências a mais
para falar sinceramente
assim, tantos… não “podemos”
-tal como nossos vizinhos
sem aprender essa ideia -
Não "podemos" ir em frente.
Assim, desalmadamente,
nem Abril nem Patuleia...

Dá-me vontade de ser
Mais do que um potenciador…
De intervir, avançar
Ir pr’à luta, cavalgar
Tornar-me num gladiador!
Pois ando a desesperar
Com estes velhos artistas
- mal consigo respirar…
(Serei só eu a notar
Que é urgente mudar
Para outros protagonistas?!)

Troco cinco Vitalinos
Mais sete Lacões inteiros
Por gente nova, animada
De nome desconhecido
E princípios verdadeiros!
Levem o MAC e o Feio
Levem o Paulo das feiras
Levem o Ferro, o Coelho
40 anos tal gente
O país ficou doente
Teso, infeliz, deprimente…
Quero pessoas inteiras!
Gente pura, gente quente
Que dizendo aquilo que sente
Se deixe de brincadeiras
Para a gente seguir em frente
E duma forma abrangente
Depois de tantas asneiras
Tornar Portugal diferente
Deste vira recorrente
Repetido e deprimente
Este "vira" das cadeiras!

Em suma - vou arriscar
Vou prá luta, sigo em frente!
Nada a perder - vou para o mar…
Pouco conto, mas sou gente
Pior não sou, certamente
sigamos todos, sem medo
Gente de bem, gente gente
com coragem de avançar
Dizer verdades ao vento
Para o vento soltar bandeiras!

7 comentários:

  1. Excelente poema, Pedro. Se me dás a permissão,irei declamá-lo na próxima tertúlia "Dimensão da Poesia" na primeira sexta-feira de Setembro, que iremos fazer na FNAC Chiado. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qd quiseres companheiro desde q digas quem fez... com efeito agora ja velho...decidi aceitar uma proposta de ser cabeça de lista por Santarem... vamos ver...sempre fui independente mas... uma vez na vida vou tentar! Contudo ate ser divulgado... ainda nao posso dizer por quem...

      Excluir
    2. Caro Pedro, Claro, isso é óbvio que irei dizer quem fez. Fico feliz de saber que decides avançar por Santarém como independente. Há quase cinco anos, dei-me de corpo e alma numa campanha de um independente e fiquei desiludido. Porém, no teu caso, as coisas são diferentes, até porque comungamos das mesmas ideias e difundimos emoções idênticas através da escrita e da música, tens desde já o meu apoio e tudo que for necessário, dentro das minhas capacidades, conta comigo

      Excluir
  2. obrigado ao PEDRO BARROSO
    e à minha amiga que me fez chegar o BELO poema

    ResponderExcluir
  3. obrigado ao PEDRO BARROSO
    e à minha amiga que me fez chegar o BELO poema

    ResponderExcluir
  4. obrigado ao PEDRO BARROSO
    e à minha amiga que me fez chegar o BELO poema

    ResponderExcluir
  5. Homens assim como oPedro é o que povo precisa ,obrigada pelo poema.

    ResponderExcluir