terça-feira, 13 de janeiro de 2015

o sonho

YES! I have a dream.
Vejo todos os portugueses cansados destes protagonistas. Mas o círculo está blindado. Não há candidaturas individuais para ser deputado por um Distrito. Os partidos de poder impedem o que em tantos outros países é apenas vulgar.
Eu gostaria, por exemplo, de dar a voz pelo meu Ribatejo. Onde nasci; onde vivo e que conheço como poucos. Julgo-me sério e idóneo para isso. Outros cidadãos gostariam de o fazer pelas suas zonas. Com toda a consciência de probidade e independência. Seriamos até, vamos supor, provavelmente competentes. Mas não tendo partido, não podemos. O tal "sistema" coarta qualquer veleidade e qualquer sonho nesse sentido.
Também gostaria de ver a UNIDADE de pequenos - e por vezes até micro…- partidos; que publicamente repudiam ou dizem repudiar este estado de coisas e os respectivos responsáveis. Mas cada um lá continua, autista, com a sua brevíssima e diminuta capelinha, por vezes de tipo familiar.
São partidos que ainda estão legais, suponho. PSN, POUS, Pº. Trabalhista, Pº. Nova Democracia, Pº. Terra, Pº. Verdes (bem, esse... ok, é um anexo do PCP), o Partido não sei quê do Atlântico, o Pº. Humanista, a Plataforma XXI!! … sei lá, são tantos.
Depois há ainda a parafilia desviante de um homem valoroso e inteligente como é Garcia Pereira, meu particular amigo, - que eu tanto gostaria de ver deputado…- que persevera nesse desvio comportamental cronico sem resultados à vista que dá pelo complexo nome de MRPP/PCTP. (Mas também eu sou do Belenenses e perseverarei a vida toda, portanto, nada a fazer…)
Há ainda, que eu saiba, latente mas legal, a UDP; e o próprio MES e a FSP, estarão ou não mas nunca deram baixa da sua existência. Agora surgem com alguma expressão e força, mas disparidade de esforços, o Pº "Democrático Republicano” de Marinho e o “Livre” de Tavares. E cada novo dissidente do BE jura criar nova ...agremiação de bairro. Ah! E depois há homens muito válidos e desassombrados como o Paulo Morais, e muitos outros movimentos válidos de opinião, mais ou menos independentes, mas que, espremidos, levam a nada. Contestação, lamento e revolta. Mas politicamente, são uma espécie de pólvora seca.
Curioso mas...enervante.Todos detestando o que se vive; todos admitindo repulsa pelo ponto a que chegámos.Todos não gostando nem do Presidente que temos, nem dos Governos que temos tido e nos afundaram no descrédito, na fome, na incultura, na corrupção e na miséria!
Chiça! Eu não sei fazer. Fujo da burocracia como o diabo da cruz.
Mas confesso. Tenho esse sonho. A tal unidade. E é aqui que eu ergo o meu GRITO: - Será que os egos destes mini protagonistas de opereta será maior que a razão? Recusar a evidência, e limar à mesa, conversando, as minúcias e discordâncias, em prol de uma maior eficácia de combate - não pareceria lógico?
 Não vêem que é exactamente isto que rejubila de gozo os “partidos de poder”?

4 comentários:

  1. Os trabalhadores estão divididos por inúmeros Sindicatos. Os patrões mantêm-se unidos. A esquerda está divida por inúmeros partidos. A direita, apesar das "bicadas" mantém as suas coligações. Será que há dificuldade em entender isto ????

    ResponderExcluir
  2. Que o Grito agarre a Voz e o Sonho vá adiante...

    ResponderExcluir
  3. HOMENS OU MULHERES INDEPENDENTES.....SIM !!
    FORMAÇÃO DE NOVOS PARTIDOS ....NÃO !!
    PORQUE PARTIDOS, ENTRAM LOGO, NO CNE, E POR CADA VOTO QUE CONSEGUIREM,RECEBERAM DINHEIRO, E ONDE ENTRA DINHEIRO.....ENTRA A CORRUPÇÃO !!
    MEU CARO AMIGO, DE TODOS OS PARTIDOS QUE MENCIONOU, NA MINHA MODESTA OPINIÃO....SE ABURGUESARAM !!
    DÓI, VER O MEU PORTUGAL, SER VENDIDO A RETALHO !!
    QQQQQUEM DÁ MAISSSSSS....

    ResponderExcluir
  4. Pois....e é tão lindo sonhar, Pedro. O sonho comanda a vida, lá diz a canção, mas o "fado" da preguiça canta mais alto e por isso, na altura certa, segue cada um o seu rumo e vai salpicando o seu milho, que acaba por cair no bico dos maiores passarões !!!!!!

    ResponderExcluir